• Home »
  • Blog Grosman Advocacia - Assessoria Jurídica

Por que contratar um advogado na área imobiliária é importante

Por que contratar um advogado na área imobiliária é importante

Por ser uma transação de aparência simples, mas que demanda um valor elevado e, inclusive há casos de economia de toda uma vida, a compra de um imóvel deve ser cercada de alguns cuidados. É sempre recomendável que o comprador contrate um advogado na área imobiliária para auxiliá-lo durante o processo. A presença de um especialista o protege contra golpes e evita uma negociação desfavorável, inclusive de imóveis com inúmeras restrições.

Em sua grande maioria, a atividade de assessoria imobiliária é preventiva e bastante usada por compradores, condomínios, administradoras, corretores, construtoras e incorporadoras. Ela é interligada e essencial na análise de contratos, doações, partilhas e até de divórcios.

Riscos de contratar sem apoio jurídico

Vários são os fatores que envolvem riscos na aquisição de um imóvel, seja ele comercial ou não. Entre eles estão as limitações urbanísticas, a insegurança patrimonial dos proprietários anteriores, construções em áreas de proteção ambiental, fraude, entre muitos outros. Nestes casos, a função do advogado é de prestar consultoria, inclusive na confecção do contrato, a fim de evitar a realização de um mal negócio,  que frequentemente se traduz em prejuízo para o comprador, ocasionando a perda do que já foi pago.

Infelizmente, tentativas de fraudes, como a venda de imóveis registrados em nomes de terceiros, por exemplo, são ocorrências muito comuns. Mas, se o comprador estiver amparado por profissionais capacitados para esta consultoria, não haverão margens para qualquer êxito nestas negociações fraudulentas .

O que um advogado imobiliário pode fazer por você?

Além da prevenção, o advogado pode realizar outros serviços para garantir a tranquilidade e segurança do negócio: elaborar contratos, analisar toda a documentação e dar pareceres sobre a negociações de compra e venda.

A elaboração adequada de um contrato de compra, venda, troca de imóveis e locação é importante, pois minimiza o risco de futuros problemas. O advogado tem o conhecimento necessário para analisar as especificidades do tema e saber quais as questões que devem ser analisadas evitando que pontos importantes fiquem de fora do documento.

E você, tem ou já precisou de um advogado imobiliário? Comente aqui!

Assessoria Jurídica em Direito Imobiliário

Grosman Advocacia

Escrito por Grosman Advocacia

A Grosman Advocacia tem mais de 20 anos de experiência no mercado e, através dos seus textos, quer auxiliar pessoas e empresas que precisam de consultoria jurídica nas mais diversas áreas do direito. Agindo de forma preventiva para evitar situações indesejadas e criando soluções criativas e inovadoras para resolver os seus problemas. Fale conosco, estaremos prontos para te ajudar.