• Home »
  • Blog Grosman Advocacia - Assessoria Jurídica

Como fazer um divórcio amigável com partilha de bens

Como fazer um divórcio amigável com partilha de bens

Desde 2007, a lei possibilita que o divórcio amigável com partilha de bens seja feito diretamente no Tabelionato de Notas. Isso significa que o processo legal de separação ficou menos burocrático.

Porém, é importante reforçar que, mesmo nos casos de divórcios em Tabelionato de Notas, é preciso estar amparado por um advogado especializado em Direito de Família. O profissional acompanha todo o trâmite legal e garante o melhor resultado para ambas as partes.

Prazo

Prazo

Os divórcios consensuais, quando realizados em Tabelionato de Notas, são extremamente rápidos e simples. Se toda a documentação necessária estiver devidamente organizada e o advogado presente junto ao casal, a minuta e a lavratura do ato podem ser realizadas no mesmo dia, oficializando o divórcio.

Caso o casal possua bens compartilhados, mas as partes estejam de comum acordo sobre a partilha, será necessário apenas o pagamento dos tributos para alterações nos documentos.

O que fazer?

O que fazer?

A primeira ação necessária depois que o casal tiver decidido se separar de maneira consensual é procurar um advogado. Ele será responsável pela solicitação dos documentos necessários e agendará uma data para que o casal vá ao Tabelionato de Notas.

Se o casal tiver filhos menores de idade ou incapazes, só será possível dar entrada de forma judicial.

Por essa razão, independentemente do tipo de divórcio, seja ele extrajudicial ou judicial, é fundamental contar com um advogado de confiança que seja especialista em Direito de Família.

Entre em contato com um de nossos advogados e veja como podemos te ajudar.

Assessoria jurídica para assuntos de família e sucessões

Grosman Advocacia

Escrito por Grosman Advocacia

A Grosman Advocacia tem mais de 20 anos de experiência no mercado e, através dos seus textos, quer auxiliar pessoas e empresas que precisam de consultoria jurídica nas mais diversas áreas do direito. Agindo de forma preventiva para evitar situações indesejadas e criando soluções criativas e inovadoras para resolver os seus problemas. Fale conosco, estaremos prontos para te ajudar.